Apresentação Geral da Irmandade no Iraque

 

1) Quem somos ?

A Irmandade no Iraque é uma ONG francesa criada em 2011 que tem como objectivo apoiar as minorias religiosas do Iraque, vítimas das violências ( cristãos, yezidis, kakais, Shabaks…) para lhes permitir de permanecer no seu país e aí viverem dignamente. Desde 2011, os seus membros visitam regularmente o Iraque para apoiar projectos de urgência humanitária ou a longo prazo em particular nas cidades de Qaraqosh ( a maior cidade cristã do Iraque) e de Kirkuk. A ofensiva dos jiadistas do Estado Islâmico no Iraque, lançada a 10 de Junho de 2014, obrigou a Irmandade no Iraque a reposicionar os seus projectos e a aumentar a sua intensidade para socorrer as dezenas de milhares de refugiados destas minorias expulsos de suas terras pelo Estado Islâmico. Hoje a associação está presente em todo o Kurdistão iraquiano ajudando as populações deslocadas. A Irmandade no Iraque trabalha em particular no campo da educação, no regresso ao emprego e na saúde.

 

2) Historia da Irmandade no Iraque

A ideia da criação da Irmandade no Iraque germinou em 2009 dentro dum grupo de amigos estudantes muito sensibilizados pela situação dos refugiados iraquianos na Síria a que os jornais da época se referiam. Nessa altura procuram maneira de ajudar essas pessoas expulsas das suas terras pelo horror da guerra, do terrorismo e da precariedade. Mas as exigências da preparação dos seus exames e concursos impediram a sua concretização.

Em finais de 2010, o terrível atentado contra a catedral de Bagdade que provocou a morte de 58 pessoas e feriu mais de 72, reavivou o seu projecto inacabado e empurrou-os à acção.

Ocasionalmente entraram em contacto com Monsenhor Luís Sako, actualmente Patriarca dos Caldeus, e nessa altura arcebispo de Kirkuk, que apoia a sua intuição e os convida à sua diocese.

A Irmandade no Iraque nasceu. Os estatutos da associação foram outorgados na Prefeitura de Paris a 5 de Maio de 2011. O seu objecto é ajudar as minorias religiosas do Iraque (cristãos, yezidis, shabaks, mandens, kakais) a permanecerem no seu país e nele viverem dignamente.

 

A acção da associação articula-se à volta de 2 eixos:
* Ajudar as minorias deslocadas no interior do Iraque que enfrentam situações de urgência

* Reforçar a integração de minorias graças a projectos de que beneficiam a maioria dos habitantes no domínio da saúde e da educação.

Fieis a estes estatutos os membros da Irmandade no Iraque deslocaram-se ao Kurdistão iraquiano nos verões de 2011,2012 e 2013 e lançaram os seus projectos nas cidades de Kirkuk e Qaraqosh. Entre os jovens franceses e iraquianos vão-se criando amizades, reforçadas durante as permanências no Iraque e alimentadas durante o ano inteiro.

Os membros da Irmandade no Iraque sofreram um enorme choque quando em Junho de 2014 a organização Estado Islâmico se apoderou de Mossul, cidade onde vários dos seus membros tinham estado repetidas vezes, bem como com a tomada de Qaraqosh onde a associação passou muitas semanas. Vários amigos, a caminho do êxodo chamam durante a noite tendo abandonado lugares conhecidos  e apreciados tomados pelos jihadistas.

Graças à grande generosidade dos seus doadores e ao seu conhecimento dos actores, a Irmandade no Iraque reage imediatamente. Desde Junho de 2014 os seus membros estão junto dos deslocados em Erbil para lhes dar um apoio moral. Em Agosto, durante duas semanas, viveram no acampamento de Mart Schmouni dando uma ajuda de urgência às dezenas de milhares de pessoas que fugiram da planície de Ninive.

Os membros da Irmandade no Iraque hoje continuam a dar esta ajuda ao mesmo tempo que prosseguem os seus projectos a longo prazo.

 

3) Os valores da Associação

Fraternidade

É estando numa atitude de fraternidade concreta que podemos romper o isolamento e atenuar as dificuldades dos cristãos e das outras minorias do Iraque. A fraternidade deve permitir-nos inscrever a nossa acção mais numa lógica de partilha que de dom.

Dignidade

Irmandade no Iraque deseja, à sua escala, ajudar as minorias religiosas do Iraque a viver dignamente no seu país. Para isso põe em obra projectos de desenvolvimento no domínio da saúde e da educação. Efectua acções de urgência para ajudar as vítimas de conflitos. Ajuda igualmente minorias religiosas a ajudar a maioria à sua volta para reforçar o seu lugar na sociedade iraquiana.

Verdade

Para além dos projectos realizados, é o tempo dado gratuitamente, os jogos que parecem insignificantes, as refeições partilhadas com simplicidade, que permitem criar relações verdadeiras e profundas com os nossos irmãos iraquianos. São esses laços pessoais tecidos ao longo dos anos e a confiança mútua assim criada que condicionam a acção da Irmandade no Iraque.

Discrição

Para não se substituir às estruturas locais a Irmandade no Iraque procura agir discretamente, sem colocar rótulos nem logos nos projectos realizados. A acção da Irmandade no Iraquedeve acima de tudo valorizar os actores locais e ajudá-los a assumir o seu papel na sociedade.

Prudência

O Iraque é um pais cativante pela sua complexidade e inquietante porque continua muito perigoso. A prudência prima em todas as actividades da Irmandade no Iraque afim de que nenhuma vida humana seja posta em perigo. A prudência impõe-se em todas as etapas da realização dum projecto. A cada decisão nos interrogamos sobre as consequências e asseguramo-nos de que elas correspondem ao objectivo prosseguido a longo prazo.

Fidelidade

Os projectos e as acções da Irmandade no Iraque são conduzidas numa perspectiva de longo prazo a fim de sermos fieis à confiança que nos foi dada quando fomos acolhidos no Iraque.

Humildade e Escuta

A cada regresso do Iraque os membros da Irmandade no Iraque constatam que em numerosos pontos de vista eles receberam muito. Estar atento às pessoas que encontramos ajuda a compreender que o que fazemos é uma gota de água que só toma sentido na relação pessoal criada com as pessoas encontradas: a fraternidade.

Responsabilidade e eficácia

Irmandade no Iraque presta atenção à eficácia de cada euro recebido e utilizado nos projectos dados. É por esta razão que os dons feitos à Irmandade no Iraque servem unicamente às operações realizadas voluntários. Pagam os seus bilhetes de avião e os seus gastos da estadia.

 

4) Fazer um dom

Os projectos apoiados pela associação A Irmandade no Iraque foram escolhidos em função da urgência humanitária e afim de favorecer a perenidade das minorias religiosas no Iraque. Os dons servem unicamente para financiar os projectos. As viagens e os gastos dos membros da associação são eles que os suportam.

Para fazer um dom, podem fazer uma transferência por internet através do modulo Paypal securizado abaixo indicado (não é necessário ter uma conta Paypal)



Para qualquer pergunta sobre os dons, queiram enviar um mail a contact@fraternite-en-irak.org ao qual responderemos rapidamente.